O percurso delineado para a Rota das Fontes e do Azeite desenvolve-se ao longo das freguesias de Ninho do Açor e de Sobral do Campo, passando em vários pontos de interesse cultural e paisagístico.
Esta rota, com uma extensão de 11,4 km, inicia-se no Museu Etnográfico e Cultural de Ninho do Açor. O percurso segue para este pela Rua Padre Cruz e pela Rua Capitão Manuel Domingos Carreto, onde atravessa a buraca da moura e alguns campos agrícolas, infletindo para norte por caminhos florestais. De seguida, vira para oeste e depois para norte na EM1229. Percorridos cerca de 400 m, inverte para Noroeste até à EN229, seguindo pela EM352 até o centro urbano de Sobral do Campo, no qual se observa um lagar de azeite ainda em funcionamento. Aqui há uma ligeira inflexão na Rua de Santa Cruz, segue pela Rua de Santo António e aproxima-se da Capela de Santa Cruz.
O percurso atravessa então a Rua da Portela em direção a oeste, passa pela Torre do Relógio até à Capela do Espírito Santo, rumando a sul. Subsequentemente, passa por uma fonte de chafurdo e por caminhos florestais até o centro urbano de Ninho do Açor, dirige-se à Igreja de São Miguel e ao Centro Cultural proposto, inverte para este e culmina no ponto de partida.
Esta tradição é realizada no interior do país, sobretudo em localidades do distrito de Castelo Branco. Corresponde a uma cerimónia de queima do madeiro de natal, que tem lugar na noite de dia 24 para 25 de dezembro, sendo realizada no adro da igreja.
Nesta cerimónia, a comunidade reúne-se à volta da fogueira. A queima é antecedida pelo ritual de corte, recolha e transporte da madeira até ao local na véspera do dia de natal ou no domingo anterior, a cargo dos jovens solteiros destacados para o serviço militar. Esta tradição tem sido mantida de geração em geração, porém, mais recentemente, os casados também auxiliam na tarefa devido à alteração dos hábitos quotidianos e à perda populacional. Na localidade, a população aguarda a chegada do grupo, anunciada pelo sino da igreja, o qual é frequentemente acompanhado de música e cânticos. Tanto a missa do galo como a tradição das fogueiras de natal têm início à meia-noite.
Ao longo do percurso podem ser observadas diversas fontes que marcam a identidade e o património arquitetónico de Ninho do Açor e Sobral do Campo, o que confere também o nome à rota.
Fonte localizada nos canchais, com o brasão da freguesia representado. Na proximidade está um poço
octogenário em funcionamento, no qual foi introduzida uma bomba manual para a extração de água.
Venha conhecer a Freguesia de Ninho do Açor e Sobral do Campo e explorar as suas rotas turísticas. Aproveite o bom da natureza e do património.