TURISMO

Pontos de Interesse em Ninho do Açor e Sobral do Campo

O percurso delineado para a Rota das Fontes e do Azeite desenvolve-se ao longo das freguesias de Ninho do Açor e de Sobral do Campo, passando em vários pontos de interesse cultural e paisagístico.

Esta rota, com uma extensão de 11,4 km, inicia-se no Museu Etnográfico e Cultural de Ninho do Açor. O percurso segue para este pela Rua Padre Cruz e pela Rua Capitão Manuel Domingos Carreto, onde atravessa a buraca da moura e alguns campos agrícolas, infletindo para norte por caminhos florestais. De seguida, vira para oeste e depois para norte na EM1229. Percorridos cerca de 400 m, inverte para Noroeste até à EN229, seguindo pela EM352 até o centro urbano de Sobral do Campo, no qual se observa um lagar de azeite ainda em funcionamento. Aqui há uma ligeira inflexão na Rua de Santa Cruz, segue pela Rua de Santo António e aproxima-se da Capela de Santa Cruz.

O percurso atravessa então a Rua da Portela em direção a oeste, passa pela Torre do Relógio até à Capela do Espírito Santo, rumando a sul. Subsequentemente, passa por uma fonte de chafurdo e por caminhos florestais até o centro urbano de Ninho do Açor, dirige-se à Igreja de São Miguel e ao Centro Cultural proposto, inverte para este e culmina no ponto de partida.

Esta tradição é realizada no interior do país, sobretudo em localidades do distrito de Castelo Branco. Corresponde a uma cerimónia de queima do madeiro de natal, que tem lugar na noite de dia 24 para 25 de dezembro, sendo realizada no adro da igreja.

Nesta cerimónia, a comunidade reúne-se à volta da fogueira. A queima é antecedida pelo ritual de corte, recolha e transporte da madeira até ao local na véspera do dia de natal ou no domingo anterior, a cargo dos jovens solteiros destacados para o serviço militar. Esta tradição tem sido mantida de geração em geração, porém, mais recentemente, os casados também auxiliam na tarefa devido à alteração dos hábitos quotidianos e à perda populacional. Na localidade, a população aguarda a chegada do grupo, anunciada pelo sino da igreja, o qual é frequentemente acompanhado de música e cânticos. Tanto a missa do galo como a tradição das fogueiras de natal têm início à meia-noite.

Ao longo do percurso podem ser observadas diversas fontes que marcam a identidade e o património arquitetónico de Ninho do Açor e Sobral do Campo, o que confere também o nome à rota.

Fonte situada no centro de Ninho do Açor, onde outrora a comunidade recolhia água para consumo. Tem esculpido o ano de 1774 em numeração romana e, numa posição inferior, o ano de 1672.

Fonte localizada nos canchais, com o brasão da freguesia representado. Na proximidade está um poço
octogenário em funcionamento, no qual foi introduzida uma bomba manual para a extração de água.

Campo polidesportivo com parque infantil, equipamentos para diversos exercícios, pista polidesportiva e zona de lazer
Fonte localizada na Rua da Praça em Sobral do Campo. Foi inaugurada a 24 de maio de 1952 com o objetivo de abastecer e suprir as necessidades da população local.
Capela do século XVIII, edificada em granito e com torre sineira. De beleza singular e significado histórico, encanta os visitantes de Sobral do Campo com o seu altar barroco em talha dourada de estilo nacional. De planta longitudinal com nave e capela-mor, iluminada por janelas na fachada lateral direita, a Capela do Espírito Santo é um exemplo notável do património arquitetónico barroco em Portugal, rica em detalhes e ornamentação, representando a herança cultural e religiosa da região.
Fonte em cantaria e capeamento de pedra granítica, rodeada por muros de xisto, representando os elementos característicos da região. Apresenta ainda uma escadaria em pedra de acesso à fonte.
Igreja paroquial provavelmente do século XVII, remodelada no século XX. Edifício retangular com nave, capela-mor, anexos e torre sineira. A torre substituiu o antigo campanário de cantaria, mantendo a estrutura do primeiro registo. Coberturas variam em abóbadas de berço abatido, iluminadas por janelas na fachada lateral esquerda e fachada principal com portal em arco abatido e janela geminada. Interior possui coro-alto, colunas com pias de água benta, batistério e púlpito no lado do Evangelho. Amplo arco triunfal, altares em cantaria e mesa de altar simples na capela-mor.
Habitantes
0
Área/km²
0
Habitantes/km²
0

Explorar Ninho do Açor e Sobral do Campo. Uma freguesia ao seu dispor.

Venha conhecer a Freguesia de Ninho do Açor e Sobral do Campo e explorar as suas rotas turísticas. Aproveite o bom da natureza e do património.